Thursday, May 31

Tuesday, May 29

Alquimia Interior

Uma das ultimas leituras que fiz “Alquimia Interior” de Zulma Reyo.

Trata-se de um livro que nos conduz a auto-descoberta. Claro que os processos de auto-descobertas são desafios pessoais por vezes árduos, mas que elevam a nossa consciência, o que nos permite criar formas positivas de estar na vida. Segundo a autora, na inconsciência perpetuamos a miséria, a carência, a limitação, a doença e a disputa.

Neste momento da minha vida estou nesse processo de auto-descoberta que gosto de defini-lo como uma viagem interior, magnífica e excitante.

A autora diz que “o caminho mais curto para a Verdade é o salto para dimensões desconhecidas do seu verdadeiro Eu. Não há mestres ou guias. E não há ensinamentos. Há apenas Você – na sua solidão”.

Achei muito interessante a frase acima, mas para a sua completa compreensão sugiro a leitura do livro, só assim pode-se perceber o verdadeiro alcance ou a verdadeira mensagem transmitida.

Antes de finalizar enumero as práticas que Zulma Reyo considera para si absolutamente letais para a elevação da consciência: cigarros; drogas; filmes violentos ou eróticos; cheiros ruins e aparência suja; pornografia; excessos alimentares; dormir com alguém com quem não estou em comunhão e guardar rancor.

E, finalmente vou dizer-vos, porque falei hoje da Zulma Reyo. É que ela vai estar na FNAC de Cascais numa conferência nesta quinta-feira às 21:30 horas.

Friday, May 25

Hoje, é dia de África!

É simplesmente fantástica a programação do Museu Nacional do Traje alusiva ao dia de África com o titulo "...e África aqui tão perto".

E, o mais natural é que é tudo Entrada Livre ou quase de borla: Exposições, Feira do Livro, Feira Gastronómica, Concertos, Filmes, Danças, Conversas e muito mais e Encerra Domingo na Discoteca B.Leza em beleza!

Para mais detalhes fica aqui o site do Museu Nacional do Traje - Sector de Animação: 21 758 85 37

Monday, May 21

Treino da mente ou Budismo?

Nos dias 19 e 20 de Maio de 07, participei no Ensinamento de Meditação e Paz Interior com Jigmé Khyentsé Rinpoché, uma actividade da União Budista Portuguesa

Os meus apontamentos!

Conceito:

Meditação = “Chamata” = Tranquilidade.

Preparação para a Meditação:

A motivação para a meditação orienta-se em benefício de todos os seres sensíveis, isto é, orienta-se para os outros. É, assim que entramos na senda da compaixão e da felicidade.

Porque Meditar?

Meditamos para acalmar a mente; para sermos mais positivos e felizes; para controlar a mente; para mudar o modo como pensamos e para mudar os nossos hábitos.

O que é a Devoção?

É reconhecer a generosidade do Buda e a sua sabedoria; é gratidão; é sentir respeito; é aceitação; Segundo, Jigmé Khyentsé Rinpoché, a meditação vem do Buda; as bênções do Buda estão dirigidas a todos os seres sensíveis. Exemplo: SOL, Caixa de Brinquedos;

Postura durante a Meditação?

1. Costas direitas - facilita o fluir dos canais subtis;
2. Queixo para dentro;
3. Mãos levemente pousadas com os dedos polegares a tocarem-se;
4. Olhos abertos e dirigidos para a ponta do nariz;
5. Lábios não abertos nem fechados;
6. Os dentes não se tocam;
7. Língua dirigida a parte superior dos dentes (?);
8. Seguir a respiração e nada mais!

Durante a Meditação?

Se põem de lado todas as ambições; seguimos a respiração; estamos presentes, aqui e agora!

Ficamos de costas direitas e seguimos a respiração! Praticamos para ganhar confiança! Apenas focaliza-se na respiração; concentramos na respiração; regressamos a respiração;

Obstáculos à Meditação?

1. Torpor que pode significar cansaço ou distracção;
2. Agitação;

A mente é como um Wild Horse (cavalo selvagem):
Ora, no passado, presente ou futuro; quando isso acontece voltamos à respiração;

Temos que despertar a mente para as coisas que podem seduzi-la, isto é, nas vantagens da meditação que será assim o antídoto como atingir a iluminação, tornar-se um Buda;

A Agitação pode ser sinónimo de desejo, orgulho, arrogância; então seduzimos a mente com as vantagens de uma mente tranquila; quando sentimos agitados voltamos a respiração;

Meditação, um desafio?

Como vemos a meditação? É uma obrigação? É sem entusiasmo? Porquê, que os pensamentos são mais interessantes do que a meditação? Aos pensamentos estão associados emoções.

Costas direitas; olhos abertos e seguir a respiração;

A Meditação requer paciência é um longo processo;

Exemplo: Bebidas alcoólicas e Cigarros:

Pouco a pouco o hábito surge; A meditação é grátis; ao contrário do álcool e do cigarro pela meditação não ficamos doentes; A liberdade é o “risco” da meditação.

Estamos a meditar para libertar do poder das distracções, causas das dores. Isso não cria dependência do Buda ou do Budismo. Não estamos a fazer para sermos amáveis com o Buda e o Budismo.

A meditação visa acalmar a mente é uma espécie de truque!

Durante a meditação reparamos apenas na inspiração e expiração. Esquecemos que estamos a meditar. Focamos apenas a mente na respiração. Mente na respiração. Consciência na respiração. Controlo sobre a respiração. Abandonar ambições e expectativas. Impedir que a mente siga os pensamentos/emoções.

Divertir pela meditação exige disciplina!

Meditação em Grupo? Usar a competição já que somos seres competitivos quer meditemos ou não!

Praticar, Pratica, Praticar!

Nada se torna mais fácil com a prática.

É tão simples como sentar direito e seguir a respiração. É uma questão de hábito! Habituamos a Guerra no Iraque; as bombas na televisão.

Diariamente 5/10/15 minutos em sessões de 30 segundos. Começar com pequenas doses de 30 segundos em continuo. Pode ser feita em qualquer momento (tempo) ou altura (lugar), Seguir a respiração em qualquer coisa que estamos a fazer.

Quando pensamos que iremos começar a meditar daqui à uma semana, amanhã. Então, no momento em que pensamos fazê-lo seguimos logo a respiração.

Jigmé Khyentsé Rinpoché recomenda fazer sessões diárias com muitas pequenas sessões.

Sentar para libertar a mente do medo; das obsessões; abandonar as coisas que estamos presas.

Jigmé Khyentsé Rinpoché recomenda não seguirmos os pensamentos: primeiro examinamos a mente depois abrimos mãos do medo, assim desenvolvemos alguma liberdade e damos mais poder a nossa mente.

Estes foram os meus apontamentos da minha Introdução à Meditação com Jigmé Khyentsé Rinpoché.

Thursday, May 17

Meditação com Jigme Khyentse Rinpoche

Jigme Khyentse Rinpoche, discípulo de alguns dos mais eminentes mestres budistas tibetanos do século XX e XXI, como Kyabje Kangyur Rinpoche (seu pai), Kyabje Dudjom Rinpoche, Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche, Kyabje Trulshik Rinpoche e Sua Santidade, o Dalai Lama;
Meditação e Paz Interior - Ensinamentos; Dias 19 e 20 de Maio - 10:00 - 18:00 (intervalo para almoço) nova localização - ALTIS PARK HOTEL Olaias Metro: Olaias, Linha Vermelha Oriente hotel em frente à saída do metro.
Evento organizado pela Casa da Cultura do Tibete

Feira de Alimentão, Agricultura Biológica e Ambiente

Aí está mais uma Feira dedicada à Agricultura Biológica, A Terra Sã, trata-se da maior feira de produtos biológicos - comes e bebes - saudável que se realiza anualmente em terra de Camões. O evento começa amanhã e prolonga-se pelo fim de semana.
Claro que sou suspeito para falar em agricultura biológica, uma vez que trabalhei durante cerca de dois anos numa empresa que confeccionava produtos com base em ingredientes da agricultura biológica, daí a minha forte relação emocional com este modo de produção agrícola.
Para quem está interessado em visitar a feira pode sempre consultar o site da Agrobio.

Tuesday, May 15

Tertúlia: Migrações e Desenvolvimento

Amanhã, dia 16 de Maio, às 19:30, no Chapitô em Lisboa irá decorrer um tertúlia sobre Migrações e Desenvolvimento.
As inscrições são gratuitas e podem feita para o e-mail seguinte: carla.silva@inde.pt
O meu intuito é apenas divulgar esta iniciativa, mas para informações adicionais e melhor consultar o site dos organizadores do evento.

Monday, May 14

A felicidade exige valentia.


"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Fernando Pessoa - 70º aniversário da sua morte

Thursday, May 10

I Am Now My Own Employer

Acredito que as boas práticas são para serem espalhadas, porque podem sempre inspirar-nos. E os actos de amor comovem-me.
Está história de vida foi retirada do site da SOS Children´s Villages Cape Verde.
O texto retirado em inglês, pois é um bom desafio para melhorarmos o nosso nível de inglês, mas o texto é simples e claro.
34-year-old Linete is a mother of three. The family lives in Assomada, in a small house lent by another Cape Verdean family who lives out of the country, but Linette could hardly cope with providing the essential services for her twelve and five-year-old girls and eleven-year-old boy. However, since the family received support from the family strengthening programme of SOS Children's Villages Cape Verde, Linete is now her own employer and has regained confidence.

Before, Linete was struggling and had no real job. She did help her old aunt to sell vegetables and received a tiny commission that could provide a little bit of food for her and her children. However, it was definitely not enough to raise her three kids, especially when the father of the children who had left never contributes to any expenses…

"Now its great!", says Linete. "With the 20,000 escudos (about USD 220) I received thanks to the family strengthening programme to start my own little business, I managed to get some goods, fruits and vegetables to sell in the market, and all the profit is for me! I really earn much more money than I ever earned in the past, and I am now able to buy food in bulk for my family, which is much cheaper!", explains Linete. "Once, I buy a 25 kg bag of rice, a crate of oil bottles...another time I buy a big bag of sugar. And like this, I manage to make our own stock and our family is no longer missing anything at home".

Luckily, Linete has business in the blood! Ever since she was a little girl, she used to sell. Her father left her and her siblings and mother when she was a little girl. "My mother having very little resources, my siblings and I only attended school until the fourth year of primary, as it was free of charge, but after that we stayed home", explains Linete. "When I saw my friends were always getting new things like clothes, body creams and other girls' stuffs, I decided I would start selling small things to be able to also buy my little own stuff!, she recalls with a smile.

Today, Linete's business skills have developed! The amount she received from SOS Children's Villages Cape Verde is indeed a zero interest loan. She'll start reimbursing in March, and plans to be done by July. "As I know I have to reimburse the loan, I only spend a bit of the profit I make and save the rest for the future!", explains Linete.

Now a business woman, Linete does not put aside her role as a mother. Linete starts her day at seven. She prepares breakfast for her children who go to school at eight o'clock. Then, she goes to the market to sell and comes back only in the late afternoon. Sometimes, she eats lunch in the market; sometimes, she waits to go home to eat. Back home, it's time to cook dinner and make sure the children did their homework. When she goes to bed at night, Linete never forgets to pray to God to continue giving her strength and courage to keep her caring for her children the way she's now able to!

In addition to this loan support, the family strengthening programme in Assomada also paid for the school fees of her three children, to enable Linete to only concentrate on improving her business and getting progressively settled in her household expenditures management. Her youngest girl is attending the SOS Kindergarten in Assomada, while the two older ones are in primary school nearby. To get started, her family also received a first necessity package, including rice, sugar, powder milk, beans and soap, among other things.
Linete's three children are part of the first set of children to receive support from the family strengthening programme of Assomada.

Tuesday, May 8

A Minha Visão

Ao me levantar para ir à casa de banho vi uma brilhante luz vermelha no fundo do quarto do meu lado direito e uma sombra a aproximar-se.

Pensei “é a Vera”, minha namorada, como não me tinha apercebido que ela se tinha levantado estendi a mão esquerda para toca-la e percebi que ela estava aí ao meu lado a dormir profundamente.

Claro, apanhei um susto, pois a luz era de um vermelho forte e luminoso e eu não tinha óculos – nunca durmo com os óculos e aquela sombra/presença era nítida – vi a parte da anca – suponho.

Depois do susto tentei acalmar-me e aceitar a coisa como algo natural, pois afinal estamos sempre acompanhados!

Não me lembro, de já ter visto nada assim: muito brilhante. Ainda pensei que fosse o vermelho da luz do despertador que está aí em cima da mesa-de-cabeceira, mas depois percebi que não era.

Tinha visto mesmo uma brilhante luz vermelha e uma sombra!

Acho que só deixei de ter a experiência, porque ao estender a minha mão esquerda e ao tocar na Vera assustei-me, pois ela estava aí, pelo menos fisicamente e, eis que fiquei no breu da noite, pois se não for no escuro tenho a mania que não consigo pregar olho, salvo raras excepções, tipo depois de uma maratona.

Contei à Vera, a minha experiência e ela disse-me que tenho o terceiro olho aberto e que a sombra que vi bem podia ter sido mesmo ela.




Sunday, May 6

FIGHT HUNGER - WALK THE WORLD 2007

VAMOS COMBATER A FOME NO MUNDO, PARTICIPE É UMA QUESTÃO DE ATITUDE. ENCOMENDE JÁ A SUA T-SHIRT.
A Marcha Mundial Contra a Fome é uma manifestação global anual destinada a promover a sensibilização e recolher fundos para os programas que abordam o problema da fome infantil.
  • Há alimentos suficientes para alimentar toda a população mundial durante quase meio século.
  • Apesar disso, mais de 300 milhões de crianças em todo o mundo sofrem de fome crónica.
  • A fome e a subnutrição são as causas de mais de metade do número total de mortes de crianças, provocando, todos os anos, a morte de aproximadamente 6 milhões de crianças.
  • Pode ser fornecida uma refeição escolar a uma criança que tem fome pela irrisória quantia de 16 cêntimos por dia.

Esta acção de solidariedade social desenvolveu-se no âmbito de uma parceria estabelecida em 2002 com o World Food Programme das Nações Unidas.

O World Food Programme é a maior organização humanitária das Nações Unidas, é por assim dizer o seu braço logístico. A TNT comprometeu-se a partilhar os seus custos e ''Know-how'', contando com a dedicação e entusiasmo de 160.000 colaboradores, este programa permite-nos participar no maior desafio logístico de sempre: ''ajudar a alimentar o Mundo''.

Em 2006, participaram na Marcha mais 760 mil pessoas, em cerca 118 países, em mais de 420 cidades, distribuídos nos 24 fusos de horários do planeta, ao todo angariamos cerca de 2 milhões de dólares em todo o Mundo.

Este ano, o nosso objectivo é reunir pelo menos 1 milhão de participantes em todo o mundo e 25 mil em Portugal, no dia 13 de Maio às 10h00. Você pode fazer a diferença - junte-se a nós na Marcha para a erradicação da fome infantil.

O Walk the World é um projecto promovido pela TNT e pelas Nações Unidas - World Food Programme, o principal objectivo a nível mundial é erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo até 2015, conforme a Campanha do Milénio das Nações Unidas, somos todos socialmente responsáveis por atingir este objectivo.

Local onde irá decorrer o Walk the World'07 em LISBOA:
Torre de Belém . Docas (Marcha e Corrida)

Estas informações e mais, nomeadamente, onde se inscrever podem ser consultadas no site.

Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa

Começou ontem na Cidade Brasileira - João Pessoa - o 3º CINEPORT
A programação é vasta. Quem poder dar um saltinho até lá...
Segunda-feira será o dia dedicado à Cabo Verde. O meu Brother tá lá e recomenda.

Thursday, May 3

Eu sou o que sou. Esta feito

Devemos mimar-nos todos os dias, mas às vezes esquecemos. Eu hoje lembrei-me. Então digo:

Eu sou o que sou. Esta feito.

Eu sou amor!
Eu sou saúde!
Eu sou paz!
Eu sou abundância!
Eu sou luz!
Eu sou Deus!
Eu sou amizade!
Eu sou tolerância!
Eu sou paixão!

Eu sou o que sou. Esta feito.